A Fuga.

em

     Jason Reitman estreou na direção em 2005 com uma excelente comédia,”Obrigado por Fumar.” Desde então ele tem filmado a angústia de seus personagens que, de uma forma outra, lamentam terem se transformado em algo diverso do que planejaram. Era o caso do personagem vivido por George Clooney em outro belo trabalho, “Amor sem Escalas” de 2009. E neste filme ele inicia uma outra vertente em sua obra que é o tema da volta ao passado na tentativa de reencontrar o caminho perdido. Estes dois motes estão presentes em “Tully“, agora em cartaz. Desta vez não temos o riso mas a vida atribulada de uma dona de casa que cuida de três filhos, um deles recém-nascido.

     A saída para essa mulher perdida em um cotidiano asfixiante é o sonho, uma tentativa de buscar no passado a felicidade que ela julga ter desfrutado. A figura da babá noturna representa esta fuga. Não é sem razão que ela ressurge em forma de sereia para resgatá-la na sequência do acidente. Reitman evita ingenuidades e conduz o filme com segurança, dando a pequenos incidentes a importância que só percebemos ao final da projeção, como aquele encontro de Marlo com uma amiga com a qual ela dividiu um apartamento na juventude. O mesmo vale para a cena do s gritos na saída do banheiro na nova escola do filho, quando ela também faz o exercício que o menino executa em busca de calma.

     “Tully” não é o melhor trabalho do realizador, mas ilustra com correção suas temáticas e preocupações. Adepto de um rigoroso realismo de cena, ele constrói personagens verdadeiros e extrai dos momentos cotidianos os significados que emolduram o seu cinema. Estamos frente a um trabalho que dispensa grandes efeitos e barulhos desnecessários. Seres humanos e seus pequenos dramas bastam, como mostram as imagens finais, que apostam na harmonia reencontrada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s