O Lado Sombrio.

em

Garota Exemplar” é um dos melhores filmes de David Fincher. Alinha a obras como” Seven, os Sete Crimes Capitais“, “Clube de Luta“, “Zodiac“e “A Rede Social“. Mas acima de tudo confirma o interesse autoral do diretor com o lado sombrio do ser humano. Os personagens de Fincher estão sempre mergulhados na dualidade, quando não beiram a esquizofrenia, como acontecia no já citado “Clube de Luta“. Desta vez ele revela uma personagem assustadora, incapaz de sentir culpa, manipulando pessoas e situações para atingir seus objetivos. Utilizando um interessante jogo narrativo que alterna o cotidiano do homem acusada de participar no desaparecimento da mulher com trechos do diário desta, Fincher embaralha a narrativa e, quando a elucida, transforma o suspense em terror, tamanha a banalidade do que fora concebido.
Há momentos marcantes na narrativa, como a descoberta das pistas da festa de aniversário, que remete aos enigmas do assassino de “Seven” ou a lenta agonia do personagem de Ben Affleck, prisioneiro de circunstâncias que só servem para incriminá-lo. E quando a virada narrativa acontece, surge um personagem que nos remete ao industrial criminoso de “Os Homens que não Amavam as Mulheres“. O final é de uma trágica ironia, quando o círculo se fecha e o mal triunfa. Fincher se assume como o cineasta das sombras, quase um cultor tardio do filme noir em seus modelos clássicos. A novidade está na crueza com que os fatos são expostos. Ao invés da sugestão, o ato real, exposto em toda a sua crueza.

IMG_0149.JPG

A primorosa encenação de “Garota Exemplar” capta o espectador,desde as primeiras cenas. A medida em que o drama é detalhado, o realizador cria uma atmosfera sufocante utilizando apenas detalhes do cenário e a trilha sonora, que alterna nuances a medida que a narrativa avança. Exemplo disso é a sequência do banho, onde o sangue é finalmente lavado e os resultados das manobras despencam sobre a vítima. Fincher ironiza e assusta ao concluir seu filme. O mal recomeça e parece trazer em suas entranhas, uma ameaça ainda mais terrível.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Marina disse:

    Hell is empty, all demons are here.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s